BEM DITA POESIA dinâmicas para ensinar e dizer poesia fora da caixa turma F02
Apresentação
A relação com a língua materna é determinante no desenvolvimento humano. Pode, ou não, trazer identidade, confiança e imensas possibilidades de nos ligarmos aos outros. Sons, tons, ritmos, melodia da pronúncia, linguagem corporal - e a entrega e a verdade que acende a palavra por dentro - tudo no uso da língua nos pode encantar e despertar para níveis de beleza, liberdade e empatia que a escola deveria cultivar. Mas recordemos Wagner: "A tradição é a transmissão do fogo, não é a adoração das cinzas." Sendo o uso da língua transversal a todas as outras aprendizagens, deve estar embebido nos valores estruturantes da sociedade idealizada. Se for, sobretudo, competitiva e utilitarista não cultiva a disponibilidade para a liberdade e a beleza desinteressada mas, é essa a sociedade que queremos? Além disso, a qualidade de uma democracia, sistema de representação, depende muito da capacidade de expressão dos seus cidadãos.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350.
Objetivos
Criar uma relação de liberdade, naturalidade e beleza com a palavra dita, a partir da poesia. Criar as bases e a apetência para o autodesenvolvimento da expressão oral simples, artística e performativa. Disponibilizar recursos que facilitem a prática e o ensino da leitura de poesia, nas suas várias dimensões: cognitiva, emocional, relacional, artística, lúdica, etc. Disponibilizar recursos que facilitem o desenvolvimento do gosto pela leitura em voz alta. Aumentar a versatilidade e a capacidade de expressão oral. Criar as bases de desenvolvimento da inteligência emocional necessárias à exposição oral e às apresentações públicas. Promover sistema de apoio à iniciação aos processos criativos. Promover sistema de autodescoberta e auto validação dos processos criativos internos. Proporcionar a distinção de voz interna e voz externa.
Conteúdos
Apresentações de performances criativas "ao vivo", por parte do formador, que servem de base ao desenvolvimento, caso-a-caso, da teoria e prática associadas à arte de dizer e de se relacionar com os outros a partir da língua trabalhada de forma mais ou menos artística: - Exercícios com base nas apresentações de referência. - Tecnologia da Leitura: preconceitos e contextualização histórica. - Imaginação e Criatividade: Imaginação Sensível, Inteligência Criativa, Sensorialização Verbal, Desprogramação Operacional. - Significado e Sentido: dimensões abstratas e concretas do conhecimento. - Dinâmicas de Grupo: técnicas de expressão, confiança e partilha. - Significado e Sentido: dimensões lúdicas e terapêuticas do conhecimento. - Introdução a Técnicas Específicas de Leitura Criativa: Repetição-omissão Afetiva, Substituição Seletiva, Musicalidade Verbal, Desconstrução rítmica e silábica, Prosódia e Expressão corporal sensitiva, Leitura Vogal/Consoante, Leitura Sonora Sincronizada, - Corpo e Sentido: produção e expressão de identidade sensorial. - Leitura em voz alta vs Performance Poética (prosa e poesia): técnicas de seleção, transformação e construção do material literário, técnicas de marcação de leitura performativa, técnicas de criação e coordenação coreográfica na leitura performativa. - Empatia Sonora e Coordenação em Grupo. -Técnicas Avançadas de Leitura Sensorial Criativa. -Técnicas Avançadas de Observação Emocional. - Apoio à elaboração de caderno de notas (matéria para a reflexão final) - Exposição final: reflexão individual (oral).
Metodologias
As sessões terão uma forte componente interativa e prática. Resolução de casos práticos e reflexão. Método expositivo, Socrático, Demonstrativo, Experimental. Haverá momentos expositivos e demonstrativos dos modelos, dos materiais e das técnicas a abordar, seguidos de momentos práticos de exploração e concretização de exercícios.
Avaliação
A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo com base na participação nas sessões. No final, propõe-se a realização de uma reflexão escrita em que seja revelada a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas tratadas durante a formação. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
ECO, Umberto. Leitura do Texto Literário: Lector in Fábula. Tradução por Mário Brito. Lisboa: Presença, 1979.FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2001.MICHELETTI, Guaraciaba. A leitura como construção do texto e construção do real. In: Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. Coleção aprender e ensinar com textos; v. 4. São Paulo: Cortez, 2000.
Anexo(s)
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 2 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online assíncrona |
| 3 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 4 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 5 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
| 6 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 7 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 8 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |