
Canoagem - uma atividade física, interdisciplinar e inclusiva turma FCanoagem
Apresentação
A Oficina de Formação « Canoagem - uma atividade física, interdisciplinar e inclusiva» surge para dar resposta ao interesse e necessidade de formação para todos os docentes, em particular quando exercem funções de diretores de turma ou prestam apoio educativo, que os capacite e motive para a atividade física na natureza, na qual a Canoagem é, consensualmente, um recurso de excelência na promoção do bem-estar e da inclusão. A realização da Oficina visa o reforço da oferta formativa de Canoagem já acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, dirigindo-se a todos os docentes destinatários num efetivo contributo para: - o desenvolvimento de atividades de natureza, curriculares e extracurriculares, previstas no Programa de Educação Física e no Plano do Desporto Escolar, envolvendo alunos com necessidades educativas especiais; - a realização de projetos/ações de articulação curricular entre diferentes ciclos/áreas disciplinares, seguindo as orientações da Autonomia e Flexibilidade Curricular; - a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis dos alunos com limitações físicas / cognitivas, num ambiente seguro, participado, recreativo e inclusivo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
1. Aumentar as oportunidades, o tempo e a qualidade da atividade física na Escola, através do reforço da oferta de desporto de natureza inclusivo. 2. Promover o desenvolvimento de competências específicas dos professores para a prática da Canoagem com todos os alunos. 3. Evidenciar o contributo interdisciplinar da prática da Canoagem em contexto educativo como fator de enriquecimento de diferentes projetos, programas e domínios de articulação curricular (DAC).
Conteúdos
Apresentação da oficina - Canoagem - breve abordagem histórica; - Diferentes disciplinas e vertentes da canoagem; - Projetos interdisciplinares para articulação curricular da prática da Canoagem Guião/Cenários de Aprendizagem - Equipamento adequado ao local de prática e aos discentes EPI (Equipamento de Proteção Individual); - Segurança: local de atividade e equipamento; rácio de monitores/professores por aluno, em relação às caraterísticas dos alunos; - Diversidade de manobras (equilíbrio, propulsão e condução) e componentes críticas dos gestos; - Identificação e correção de erros técnicos na realização das diferentes manobras; - Técnicas de salvamento e de auto resgate; - Progressão do ensino e aprendizagem das manobras em canoagem; - Organização de sessões ou atividades de canoagem em segurança. Avaliação da oficina
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base três componentes: (1) realização de um circuito pré-estabelecido utilizando as técnicas e manobras abordadas; (2) apresentação, em grupo, de projeto de atividade DAC e (3) relatório individual, seguindo o modelo facultado pelo formador.
Bibliografia
Desporto Escolar (2021). Regulamento Específico de Canoagem 2021-2022. https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_canoagem_21-22.pdfFCDEF-UC (2010). «Iniciação à Canoagem na Escola». Módulos de Formação, setembro 2010, Universidade de CoimbraFederação Portuguesa de Canoagem (2021). A Canoagem e as suas Especialidades https://youtu.be/gx47rILLomIHugo de Dios (2003). Cantabria em piragua. Guía de rios navegables. Ed. Tantin ediciones.Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (2017). https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf