FINANCIAMENTO
POCH - Programa Operacional Capital Humano
O QUE É O PO CH?
O Programa Operacional Capital Humano (PO CH) foi aprovado pela Decisão da Comissão Europeia de 12 de Dezembro de 2014, revisto pela Decisão de Execução da Comissão Europeia de 29 de Novembro de 2018 e pela Decisão de Execução da Comissão Europeia de 21 de setembro de 2020. Visa contribuir para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e para a coesão económica, social e territorial. O cumprimento das metas da Europa 2020 assenta em cinco grande objetivos:
1. A promoção do sucesso e a redução do abandono escolar (ESL);
2. A melhoria da empregabilidade através do ajustamento das ofertas com as necessidades do mercado de trabalho;
3. O aumento da atratividade e do número de diplomados do ensino superior;
4. A melhoria das qualificações da população adulta;
5. A promoção da qualidade e da regulação do sistema de educação e formação.
DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Formação contínua de docentes e outros agentes de educação e formação
CÓDIGO DO PROJETO
POCH-04-5267-FSE-000923
OBJETIVO PRINCIPAL
xxxxxxxxxxxxxxxxxx
REGIÃO DE INTERVENÇÃO
xxxxxxxxxxxxxxxxx
ENTIDADE BENEFICIÁRIA
xxxxxxxxxxxxxxx
DATA DE APROVAÇÃO
xxxxxxxxxxxxxxx
DATA DE INÍCIO
28-04-2021
DATA DE CONCLUSÃO
30-06-2023
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL
xx.xxx,xx €
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA
xx.xxx,xx €
APOIO FINANCEIRO PÚBLICO NAC./REG. * Quando aplicável
xx.xxx,xx €
OBJETIVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS
x xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xxx
x xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xxx
IMAGEM DO BENEFICIÁRIO
Documentos para Download
Pessoas 2030
O que é o PESSOAS 2030?
O Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, o Pessoas 2030, é um programa temático do Portugal 2030 que se dedica a apoiar medidas de política pública que permitam enfrentar os desafios das qualificações da população, do emprego, da inclusão social e, transversalmente, da questão demográfica. O programa tem uma dotação de cerca de 5,7 mil milhões de euros financiada pelo FSE+ e dirige-se às regiões menos desenvolvidas do continente, embora algumas das suas medidas possam abranger as regiões de Lisboa e do Algarve.
Tem intervenções nos domínios das políticas ativas de emprego, da educação e formação profissional e ensino superior, do combate à privação material, da inclusão social e da igualdade de oportunidades, com intervenções que, em conjunto, também contribuem para enfrentar o desafio demográfico, dando cumprimento quase integral ao objetivo Portugal + Social.
Numa lógica de interdependência e complementaridade entre as medidas que apoia, o Programa visa contribuir para:
- A prossecução dos princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS), integrando medidas associadas a 10 dos seus 20 princípios;
- As metas europeias do Plano de Ação (PA) do PEDS (PAPEDS):
- Atingir 80% de taxa de emprego da população entre os 20 – 64 em 2030;
- Reduzir a taxa de jovens NEET dos 15 aos 29 entre os 7% e 8% em 2030;
- Assegurar que pelo menos 60% dos adultos participam anualmente em ações de educação e formação;
- Reduzir o número de pessoas em situação de pobreza ou exclusão social em, pelo menos, 15 milhões de pessoas até 2030, (sendo 5 milhões crianças);
- Responder aos desafios identificados nas Recomendações Específicas dirigidas a PT (REP).
DESIGNAÇÃO DO PROJETO
- Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030).
CFAE_ATB_2024/26
CÓDIGO DO PROJETO
PESSOAS-FSE+-01958900
OBJETIVO PRINCIPAL
Formação contínua de docentes, formadores e outros agentes de educação profissionais do sistema.
A tipologia de operação “Formação contínua de docentes, formadores e outros agentes de educação e profissionais do sistema de educação e formação” visa apoiar a formação contínua de professores, formadores, em particular das componentes profissionalizantes/tecnológicas e de outros agentes da educação, nomeadamente tutores da formação em contexto de trabalho (FCT).
REGIÃO DE INTERVENÇÃO
Regiões Norte, Centro e Alentejo.
ENTIDADE BENEFICIÁRIA
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins - Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso
DATA DE APROVAÇÃO
19-05-2025
DATA DE INÍCIO
29-11-2024
DATA DE CONCLUSÃO
31-06-2026
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL
245.678,12 €
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA
208.571,40 €
APOIO FINANCEIRO PÚBLICO NAC./REG. * Quando aplicável
xx.xxx,xx €
OBJETIVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS
- Promover a qualificação dos docentes e outros agentes de educação e profissionais que exercem funções nas escolas associadas ao CFAE, estimulando a partilha de conhecimentos e capacidades orientada para o desenvolvimento profissional;
- Garantir a satisfação das prioridades formativas das escolas associadas ao CFAE, tendo em vista a concretização dos seus projetos educativos e curriculares e a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem;
- Contribuir para a construção de ambientes educativos inclusivos multiculturais, valorizando a convivência escolar e a inovação pedagógica, através da difusão de práticas de referência.
Plano de Formação 2024/2025 e 2025/2026
«Dos Planos à transFORMAÇÃO das Práticas»
Áreas Prioritárias |
Ações |
Turmas |
Componentes científicas e didáticas disciplinares nos ensinos básico e secundário |
18 |
28 |
Transição Digital na Educação |
7 |
15 |
Educação inclusiva |
4 |
9 |
Liderança e Gestão escolar |
2 |
4 |
Inovação pedagógica |
11 |
19 |
Formação do pessoal não docente dos estabelecimentos de ensino básico e secundário |
6 |
6 |
Nota: As ações referentes à área «Orientações pedagógicas para a Educação de Infância» estão incluídas nas áreas: «Transição Digital na Educação» e «Componentes científicas e didáticas disciplinares nos ensinos básico e secundário» |
48 |
81 |
Área - Componentes científicas e didáticas disciplinares nos ensinos básico e secundário
18 ações; 28 turmas
n.º |
Código |
Ação |
1 |
F9 |
Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade |
2 |
F10 |
Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 5.º e 6.º anos de escolaridade |
3 |
F11 |
Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade |
4 |
F12 |
Capacitação para as Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário |
5 |
F13 |
Capacitação para as Aprendizagens Essenciais de Matemática B e Profissional para o Ensino Secundário |
6 |
F21 |
Do lápis ao pixel - Comunicação e composição artística na era digital |
7 |
F24-1 |
A Escrita Cri@tiva na Escola do Século XXI |
7 |
F24-2 |
A Escrita Cri@tiva na Escola do Século XXI |
8 |
F25-1 |
Técnicas e Materiais de Expressão Plástica no Pré-escolar e 1º Ciclo |
8 |
F25-2 |
Técnicas e Materiais de Expressão Plástica no Pré-escolar e 1º Ciclo |
9 |
F26 |
O estudo de funções com recurso ao Software DESMOS |
10 |
F27-1 |
A Cerâmica em projetos de aprendizagem cooperativa |
10 |
F27-2 |
A Cerâmica em projetos de aprendizagem cooperativa |
10 |
F27-3 |
A Cerâmica em projetos de aprendizagem cooperativa |
11 |
F29-1 |
Canoagem - Uma atividade física de excelência para a promoção da interdisciplinaridade |
11 |
F29-2 |
Canoagem - Uma atividade física de excelência para a promoção da interdisciplinaridade |
11 |
F29-3 |
Canoagem - Uma atividade física de excelência para a promoção da interdisciplinaridade |
12 |
F31 |
Entender a Dislexia para superar as dificuldades dos alunos |
13 |
F32-1 |
Escrita criativa: uma ferramenta para diferentes disciplinas |
13 |
F32-2 |
Escrita criativa: uma ferramenta para diferentes disciplinas |
14 |
F34-1 |
O Cavaquinho em Domínios de Articulação Curricular e Projetos Interdisciplinares |
14 |
F34-2 |
O Cavaquinho em Domínios de Articulação Curricular e Projetos Interdisciplinares |
14 |
F34-3 |
O Cavaquinho em Domínios de Articulação Curricular e Projetos Interdisciplinares |
14 |
F34-4 |
O Cavaquinho em Domínios de Articulação Curricular e Projetos Interdisciplinares |
15 |
F35 |
Autismo em Perspetiva: Ciência, Desenvolvimento e Intervenções Eficazes |
16 |
F37 |
Música e Movimento da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico |
17 |
F38 |
Metodologias orientadas para a investigação com recursos digitais: educação em astronomia com base em inovações científicas |
18 |
F39 |
Modelação com funções e atividades experimentais com sensores e calculadoras gráficas |
Área - Transição Digital na Educação - 7 ações; 15 turmas
n.º |
Código |
Ação |
1 |
F1-1 |
Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa |
1 |
F1-2 |
Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa |
1 |
F1-3 |
Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa |
1 |
F1-4 |
Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa |
1 |
F1-5 |
Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa |
2 |
F2-1 |
Capacitação Digital de Docentes – Nível 2 |
2 |
F2-2 |
Capacitação Digital de Docentes – Nível 2 |
3 |
F3-1 |
Capacitação Digital de Docentes – Nível 3 |
3 |
F3-2 |
Capacitação Digital de Docentes – Nível 3 |
4 |
F6-1 |
O vídeo como ferramenta pedagógica e didática: criação e produção de recursos educativos digitais |
4 |
F6-2 |
O vídeo como ferramenta pedagógica e didática: criação e produção de recursos educativos digitais |
5 |
F8-1 |
Capacitação Digital de Docentes da Educação Pré-Escolar |
5 |
F8-2 |
Capacitação Digital de Docentes da Educação Pré-Escolar |
6 |
F30 |
Entre linhas e horizontes: ler e escrever o mundo na Escol@ |
7 |
F42 |
Educação e Inteligência Artificial – Desafios e oportunidades na Educação |
Área - Educação inclusiva - 4 ações; 9 turmas
n.º |
Código |
Ação |
1 |
F14-1 |
Práticas Pedagógicas Inclusivas em sala de aula |
1 |
F14-2 |
Práticas Pedagógicas Inclusivas em sala de aula |
1 |
F14-3 |
Práticas Pedagógicas Inclusivas em sala de aula |
1 |
F14-4 |
Práticas Pedagógicas Inclusivas em sala de aula |
2 |
F15 |
Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores |
3 |
F16-1 |
Produtos e tecnologias de Apoio - Inclusão / Acessibilidade / Participação |
3 |
F16-2 |
Produtos e tecnologias de Apoio - Inclusão / Acessibilidade / Participação |
4 |
F19-1 |
A arte como ferramenta na educação inclusiva |
4 |
F19-2 |
A arte como ferramenta na educação inclusiva |
Área - Liderança e Gestão escolar - 2 ações; 4 turmas
n.º |
Código |
Ação |
1 |
F4-1 |
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE): Desenho, Implementação, Comunicação e Avaliação. |
1 |
F4-2 |
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE): Desenho, Implementação, Comunicação e Avaliação. |
2 |
F18-1 |
As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos |
2 |
F18-2 |
As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos |
Área - Inovação pedagógica - 11 ações; 19 turmas
n.º |
Código |
Ação |
1 |
F5-1 |
Aprendizagem ativa e colaborativa, com integração do digital |
1 |
F5-2 |
Aprendizagem ativa e colaborativa, com integração do digital |
1 |
F5-3 |
Aprendizagem ativa e colaborativa, com integração do digital |
2 |
F7-1 |
Maker Spaces: Aquisição de Competências para o Século XXI |
2 |
F7-2 |
Maker Spaces: Aquisição de Competências para o Século XXI |
2 |
F7-3 |
Maker Spaces: Aquisição de Competências para o Século XXI |
2 |
F7-4 |
Maker Spaces: Aquisição de Competências para o Século XXI |
2 |
F7-5 |
Maker Spaces: Aquisição de Competências para o Século XXI |
3 |
F17-1 |
Educação para os media e para a cidadania: com potenciar o uso do digital na escola |
3 |
F17-2 |
Educação para os media e para a cidadania: com potenciar o uso do digital na escola |
4 |
F20 |
Arte, imagem e texto na transição digital |
5 |
F22 |
Educação e Património de proximidade |
6 |
F23 |
Dar voz, pensar, ouvir e fazer parte - Filosofia, Cidadania, Arte e Cultura |
7 |
F28 |
AUDIÇÃO MUSICAL PARTICIPADA - Uma Estratégia para a Apreciação Musical em Sala de Aula |
8 |
F33 |
Projetos eTwinning: planificar, desenvolver, avaliar |
9 |
F36-1 |
Inglês para participar em projetos de intercâmbio internacional |
9 |
F36-2 |
Inglês para participar em projetos de intercâmbio internacional |
10 |
F40 |
Práticas de desenvolvimento curricular apoiadas por tecnologias e recursos digitais |
11 |
F41 |
Visitas de Estudo e Património: enriquecendo as Aprendizagens Essenciais |
Área - Formação do pessoal não docente dos estabelecimentos de ensino básico e secundário - 6 ações; 6 turmas
n.º |
Código |
Ação |
1 |
F43 |
Relações Interpessoais e Saúde Mental |
2 |
F44 |
Na Escola Inclusiva - papel do assistente operacional |
3 |
F45 |
Desenvolvimento de atividades de animação de tempos livres |
4 |
F46 |
O Espectro do Autismo |
5 |
F47 |
Competências em TIC: Curso A |
6 |
F48 |
Competências em TIC: Curso B |
IMAGEM DO BENEFICIÁRIO
Documentos para Download