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As visitas de estudo como fator de inclusão e de inovação pedagógica turma jun24

Apresentação

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente A visita de estudo é das estratégias que mais estimula os alunos dado o caráter motivador e a componente lúdica que envolve, para além de otimizar a relação entre docente e discentes. Permite também explorar novos ambientes, contextos e experiências, de forma a complementar o que é aprendido em sala de aula. Um dos objetivos das novas metodologias de ensino-aprendizagem é promover a interligação entre teoria e prática, a escola e a realidade. Neste sentido, a visita de estudo é um dos meios mais utilizados pelos professores para atingir este objetivo, ao nível das várias áreas disciplinares. Daí ser de extrema importância a sua conceção, planificação, implementação e avaliação. Na verdade, as visitas de estudo têm vindo a assumir um lugar de destaque enquanto estratégia para o desenvolvimento de atividades de concretização do currículo, que se revestem de particular importância na qualidade das aprendizagens e na formação integral dos alunos, uma vez que promovem o conhecimento através de atividades e projetos multidisciplinares, a formação pessoal e social dos alunos e a articulação entre a escola e o meio (Despacho n.º 6147/2019, de 4 de julho).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Divulgar o enquadramento legal das visitas de estudo, em contexto nacional e internacional; - Promover a realização de visitas de estudo contextualizadas nos projetos educativos de Agrupamento/Escola, num paradigma de Educação Inclusiva e de incentivo à autonomia e flexibilidade curricular; - Agilizar a organização, realização e avaliação de visitas de estudo, atendendo à diversidade dos participantes, à articulação curricular entre as diferentes áreas curriculares disciplinares envolvidas e às especificidades dos locais a visitar; - Consolidar os conhecimentos, as atitudes e as experiências de Cidadania ativa e europeia, desenvolvendo a sensibilidade estética e artística para uma vivência cultural informada. - Fomentar práticas inovadoras de ensino e de incentivo à(s) aprendizagem(ns).

Conteúdos

Módulo 1 (2h) - Apresentação do Curso - Organização, funcionamento e avaliação - Enquadramento legal das visitas de estudo - Documentação a facultar a (i) encarregados de educação; (ii) participantes; (iii) comunidade educativa - Visitas de estudo em contexto educativo: potencialidades e constrangimentos - Tipos de Visitas de Estudo - A valorização do património artístico e cultural como ato de cidadania europeia - Sequência de atividades: prévias (definição de objetivos; equipa responsável; elaboração do itinerário; contactos com as entidades/os locais a visitar), durante a visita (regras e normas de segurança, organização dos participantes; contacto com os encarregados de educação; registo das atividades), no regresso (construção da memória da visita de estudo; formas e meios de divulgação) - Recursos digitais a integrar na sequência de atividades planeada Módulo 2 (14h) - Etapas de participação numa visita de estudo internacional: Chaves, Léon, Oviedo, Gijón, Cangas de Onis, Parque Nacional dos Picos de Europa, Santander, Burgos. - A localidade como documento cultural: Os vestígios materiais; A flora, fauna e água (termas, rio e mar); Os lugares históricos; As obras de arte; Os textos históricos. Módulo 3 (2h) Elaboração de um plano de atividade colaborativo e interdisciplinar no âmbito inclusão e desenvolvimento de aprendizagens inovadoras - Avaliação do Curso – questionários e breve reflexão a preencher por formador(es) e formandos

Metodologias

O Curso adota uma metodologia ativa e participativa para a consecução dos objetivos estabelecidos, em que se associam momentos de interação diferenciada: (1) momentos de caráter expositivo/exploratório com experimentação, em grupo, de aplicativos digitais (códigos QR, mentimeter, quizzes, …); (2) momentos de realização autónoma de propostas (visitas a locais selecionados, pesquisa orientada em documentação recolhida/facultada), apoiados pela disponibilização de guiões orientadores; e (3) momentos de debate/reflexão participada, com base no Diário de Bordo do grupo, gradualmente construído pelos participantes (padlet). A avaliação do curso realizada por análise das opiniões de formandos e de formador(es) obtidas através de questionários facultados na sessão final (formulários online).

Avaliação

Avaliação realizada nos termos da legislação em vigor, expressa numa escala de 1 a 10 valores (Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio), contemplando: - Formação presencial com frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação; - Realização e publicação de desafios no Diário de Bordo digital, de acordo com o Guião facultado no início do Curso; - Elaboração de um Plano de atividade colaborativo e interdisciplinar no âmbito inclusão e desenvolvimento de aprendizagens inovadoras; - Elaboração de breve reflexão

Bibliografia

Almeida, António (1998). Visitas de estudo – conceções e eficácia na aprendizagem. Livros Horizonte Carvalho, Ana (2020), Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação, ME - DGE, Lisboa. Recursos web: Apps para a Educação, Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) https://appseducacao.rbe.mec.pt Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho; Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho Despacho n.º 6147/2019, de 4 de julho; Circular Informativa DGEstE 1/2017, de 22 de maio Royé, D., Antonio, J., Vázquez, A., Díaz, M., Pazos, M., María, O., & Piñeira, J. (2012). 2012 XIII Coloquio Ibérico de Geografía Respuestas de la Geografía Ibérica a la crisis actual. Santiago de Compostela Coordinadores. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/64778/2/helderoliveirapotencialidades000179141.pdf

Formador

José António Flambó Afonso Batista

Início: 21-06-2024
Fim: 23-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124201/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 18 h
Local: CFAEATB

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